Colômbia. Pelo menos 3 mortos e 20 soterrados em deslizamento de terras
Pelo menos três pessoas morreram no domingo e 20 estão desaparecidas devido a um deslizamento de terras no distrito colombiano de Risaralda que atingiu um autocarro.
Ao confirmar o acidente, o Presidente colombiano, Gustavo Petro, indicou que “desde muito cedo fizemos todos os esforços possíveis para resgatar com vida as pessoas sepultadas pelo deslizamento de terras em [no município] de Pueblo Rico, Risaralda”.
“Nove pessoas foram resgatadas, três morreram e calcula-se que faltam 20 pessoas por localizar. É uma tragédia”, lamentou o chefe de Estado em mensagem na sua conta no Twitter.
Uma das vítimas será uma rapariga de sete anos, indicou a agência noticiosa Efe.
Um autocarro de transporte de passageiros que saiu de Cali com destino aos municípios de Condoto e Quibdó, no departamento de Chocó (oeste), ficou soterrado com pelo menos 31 passageiros após um deslizamento perto de Santa Cecilia, zona rural do município de Pueblo Rico.
Por sua vez, o governador de Risaralda, Victor Manuel Tamayo, indicou que desde a madrugada de domingo decorrem operações de resgate em Pueblo Rico.
“Em conjunto com a Coordenação departamental de gestão do risco e organismos de socorro estamos na zona para liderar o Posto de comando unificado [PMU] e colocar todas as nossas capacidades para salvar vidas”, referiu.
Os trabalhos de resgate na zona foram dificultados pelas condições climatéricas, com chuvas contínuas que provocaram novos deslizamentos de terras.