Tragédia no Canadá. Colisão de autocarro contra creche foi “deliberada”
Duas crianças morreram e seis ficaram feridas depois de um autocarro embater deliberadamente contra uma creche em Laval, no Quebec, Canadá, estando o motorista detido, revelou quarta-feira a polícia local.
“Achamos que foi deliberado, mas não sabemos o motivo”, disse à AFP Pierre Brochet, chefe de polícia de Laval, cidade nos subúrbios de Montreal onde ocorreu o incidente.
O condutor, de 51 anos, foi detido pouco depois do embate, por “homicídio e condução perigosa”, não tendo antecedentes criminais.
Foram os pais que vieram deixar os filhos na creche e uma vizinha que dominaram o homem, que se apresentava “agitado” e “meio nu”, segundo testemunhas.
“Ele abriu a porta. Tirou todas as roupas. Estava completamente nu. ‘Mergulhamos’ nele para controlá-lo”, disse à Rádio Canadá Hamdi Ben Chaabane, o vizinho que ajudou a imobilizar o motorista.
“Ele estava noutro mundo, não paráva de gritar. Ele não dizia palavras”, precisou.
Ao final da tarde, ainda estava um perímetro em torno da creche localizada numa área residencial, e o autocarro permanecia no edifício, cujo telhado desabou em parte.
“Estou arrasado. Todos nós estamos”, afirmou o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudea.
“É o maior pesadelo imaginável para qualquer pai”, acrescentou.
O choque do autocarro ocorreu cerca das 8h30 locais (13h30 em Portugal), quando muitos pais deixavam os filhos na creche.