Após perder a filha de 3 anos, esta mãe homenageou-a de forma criativa
Volvido um ano desde a morte da filha, a mulher decidiu eternizar a sua memória.
Apequena Evan Francis, ou ‘Miss Evan’, como era apelidada, morreu aos três anos, em 2022, depois de ter passado uma vida dentro e fora de hospitais. A menina padecia de uma doença mitocondrial rara, era surda e não falava. Contudo, adorava óculos de sol e tinha uma personalidade muito forte. Um ano após a sua morte, a mãe, Lindzi Scharf, homenageou-a de forma sentimental e criativa.
“A roupa pode ser uma armadura e um meio de nos expressarmos; adotámos essa filosofia com a Evan”, disse Scharf, em declarações ao TODAY.
Uma vez que a menina estava constantemente vestida com roupas de hospital, a família esperava “ansiosamente pelas viagens de domingo, aos mercados”, a única oportunidade para se aperaltarem.
Evan adorava livros e, durante um dos internamentos, leu por três horas. Na verdade, o irmão de Evan, Reid, tinha apenas 4 meses na altura da morte da irmã, a 28 de abril de 2022. Contudo, o seu nome representa o gosto que Evan sentia pela leitura.
A menina adorava, também, usar óculos escuros, tendo cerca de 10 pares.
“Tornavam-na reconhecível. Estranhos ficavam boquiabertos quando a viam. Trazia o melhor de toda a gente ao de cima”, assegurou a mãe.
Ao fim de um ano desde a morte da filha, Scharf decidiu eternizar a sua memória com a ajuda de Emily Faith Strauss, designer de joias cujo filho, Austin, tinha doença renal policística. Strauss criou um anel em forma de óculos de sol, que representam o acessório preferido de Evan.
“Queria um anel em vez de um colar, que pode ser visto por toda a gente, menos por mim. É com um anel que continuo a contar a história da minha filha”, explicou Scharf.
“Queremos ter todas as oportunidades para falar sobre a nossa filha – o anel tem tanta personalidade quanto Evan”, complementou.
A peça está à venda na EF Collection, a empresa fundada por Strauss, sendo que parte dos lucros revertem a favor do Rady Children’s Institute for Genomic Medicine, em San Diego.