Milícias pró-iranianas disparam contra base com presença dos EUA na Síria
O grupo de milícias pró-iranianas Resistência Islâmica no Iraque assegurou hoje que disparou vários foguetes contra uma base com presença dos EUA na província de Al Hasaka, na Síria, num momento em que se intensificam este género ataques.
“Os combatentes da Resistência Islâmica no Iraque atacaram com foguetes a base de ocupação norte-americana do aeroporto Abu Hajar-Khirbet al Jir, no nordeste da Síria, atingindo os seus objetivos de forma direta”, anunciou a aliança armada num curto comunicado.
Numa aparente resposta ao cerco israelita a Gaza e ao apoio dos EUA ao mesmo, grupos armados pró-Irão atacaram nos últimos dias vários alvos de Washington no Iraque e na Síria, onde lideram uma coligação internacional para combater o grupo jihadista Estado Islâmico.
Os Estados Unidos confirmaram apenas algumas destas ações e ainda não se pronunciaram sobre o lançamento de foguetes reivindicado hoje pela Resistência Islâmica no Iraque.
Na Síria, as tropas norte-americanas estão presentes principalmente em posições no nordeste e no leste do país, controladas pelos seus aliados das Forças da Síria Democrática, aliança armada liderada por curdos na luta contra o Estado Islâmico, com a qual partilham algumas instalações militares.
Devido ao aumento do número de ataques, o Pentágono já anunciou o envio de baterias antimísseis para diversas áreas na região tendo em vista “aumentar a força de proteção das tropas norte-americanas”.
Na noite de terça-feira houve um lançamento de projéteis a partir do sul da Síria em direção a Israel, que hoje respondeu com mísseis contra o Aeroporto Internacional de Alepo e também contra posições das forças do governo sírio na província de Deraa.
O disparo de projéteis contra o território israelita, o terceiro desde o início da guerra em Gaza, também foi atribuído a grupos favoráveis a Teerão.