Casal de idosos morre a fugir de incêndio em Murça
O acidente aconteceu na localidade de Penabeice, em Murça.
Um casal com cerca de 70 anos morreu esta segunda-feira a fugir de carro de um dos fogos que lavra em Murça, distrito de Vila Real, confirmou à SIC a Câmara Municipal de Murça. O carro onde seguiam despistou-se e capotou.
O Presidente da Câmara, Mário Artur Lopes, disse à Lusa que o acidente se deu “numa zona queimada e o carro estava carbonizado”.
Murça: “Encontrámos a viatura carbonizada, o casal morreu lá dentro”, revela autarca
O acidente aconteceu na via de acesso à estrada nacional, na aldeia de Penabeice, revelou o autarca Mário Artur Lopes.
“Encontrámos a viatura carbonizada, o casal morreu dentro da viatura”, disse, acrescentando que ainda não são conhecidas as circunstâncias do acidente e que a GNR está no local a fazer a peritagem.
“Nós tentamos evacuar o maior número de pessoas. Várias aldeias poderão ter que ser evacuadas”, assumiu Mário Artur Lopes.
Em entrevista à SIC Notícias, o Presidente da Câmara explicou que o concelho vive uma “situação completamente dramática” devido ao incêndio que lavra desde domingo.
“Aquilo que se pode descrever é que mais de metade do concelho continua a sofrer com esta situação dramática. É uma situação imprevisível e difícil de enfrentar. Há insuficiência de meios, mais especificamente, meios aéreos para o combate”, explicou.
O autarca disse que em Murça as temperaturas elevadas têm sido “permanentes” e o vento “desconcertante”. Até ao momento, foram evacuadas as aldeias de Mascanho e Penabeice. Funcionários da autarquia com o apoio da GNR têm tentado retirar pessoas das aldeias em risco, mas tem havido alguma resistência.
O incêndio teve início durante o fim de semana e está a complicar-se. De acordo com o repórter da SIC no local, Nelson Mateus, as autoridades tentaram retirar pessoas de várias localidades em perigo, mas “foi muito difícil”.
A tarde em Murça tem sido “muito confusa”, com uma frente de fogo “muito extensa”, que começou a ameaçar as populações a partir das 17:00 horas.
A combater o incêndio de Murça estão 258 operacionais, apoiados por 86 veículos e cinco meios aéreos.