Lituânia acusa Bielorrússia de ajudar migrantes a atravessar fronteira
As autoridades fronteiriças da Lituânia acusaram hoje as forças de segurança da Bielorrússia de ajudar um grupo de migrantes a atravessar a fronteira de forma ilegal, de forma a aceder a território da União Europeia.
Apolícia de fronteira lituana denunciou, desta forma, um vídeo divulgado no Facebook, que mostra alegadamente como vários oficiais bielorrussos armados escoltaram um grupo de migrantes até às imediações da fronteira com o país vizinho.
Segundo as imagens, os oficiais bielorrussos terão danificado uma parte da vedação para permitir a passagem dos migrantes, cortando o arame farpado e abrindo uma passagem para o lado oposto.
No entanto, as autoridades fronteiriças lituanas detiveram os migrantes assim que estes atravessaram a fronteira, momento em que os militares bielorrussos terão aproveitado para esconder-se na vegetação circundante, antes de fugirem num veículo.
O ministério do Exterior lituano já tinha enviado uma nota de queixa às autoridades bielorrussas em setembro, denunciando “repetidos casos de danos deliberados” na vedação construída precisamente no ano passado, após centenas de pessoas tentarem ingressar em território comunitário europeu a partir da Bielorrússia.
A União Europeia acusa o governo de Alexander Lukashenko de transportar pessoas desde as zonas mais devastadas do país até territórios fronteiriços com países do bloco europeu para, desta forma, pressionar o Ocidente, em resposta às sanções económicas aplicadas a Minsk.
Vílnius respondeu à crise com o reforço da proteção e segurança fronteiriças e construindo uma vedação em ‘concertina’ com cerca de 550 quilómetros de comprimento e quatro metros de altura.