Ano novo, casa nova. Bolsonaro chamou camião para o ajudar com mudanças?
O presidente brasileiro, que ainda está na residência oficial com a família, está a poucos dias de sair.
Um camião de mudanças entrou, esta quinta-feira, na residência oficial do presidente do Brasil, cargo que é ocupado ainda por Jair Bolsonaro.
A entrada do veículo no Palácio da Alvorada, em Brasília, foi gravada e partilhada nas redes sociais, a 15 dias de o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, assumir o cargo.
Estas imagens são das poucas ações que mostram a aceitação de Bolsonaro dos resultados eleitorais, dado que o responsável demorou quase 48 horas a falar após a vitória de Lula.
Atualmente, Bolsonaro está neste local com a sua mulher, Michelle, e a filha mais nova, Laura.
O g1 perguntou ao governo federal se o veículo, que foi visto por volta das 16h, estava relacionado com as mudanças dos bens pessoas do chefe de Estado, mas ainda não obteve nenhuma resposta.
Os últimos meses deixam na dúvida se a transição da presidência será pacífica, dado que Bolsonaro ainda não teve nenhum gesto nesse sentido, nomeadamente, convidar o presidente eleito para visitar o palácio, que será, a partir de 1 de janeiro, a sua residência oficial, ou mesmo telefonar-lhe.
O responsável brasileiro não fez até agora nenhuma menção à desocupação dos palácios da Alvorada, nem do Planalto (onde o presidente trabalha), ambos em Brasília.
Também é desconhecido se Jair vai participar na cerimónia de posse de Lula na Esplanada dos Ministérios, como está previsto no protocolo.
Com 100% dos votos contados, Luiz Inácio Lula da Silva ganhou as eleições presidenciais de domingo por uma margem estreita, recebendo 50,9% dos votos, contra 49,1% para Jair Bolsonaro, que procurava um novo mandato de quatro anos.