AO MINUTO: Biden deixará ‘recado’ a Putin; Sirenes tocam em Kyiv
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia.
Opresidente dos Estados Unidos prepara-se para voltar a viajar à Polónia, o aliado na NATO mais próximo da guerra, no momento em que se assinala um ano desde o início do conflito na Ucrânia. Segundo a Casa Branca, Joe Biden vai discursar na terça-feira em Varsóvia, prevendo-se que deixe uma “mensagem” a Vladimir Putin.
Esta manhã, a Ucrânia voltou a acordar com sirenes de alerta de bombardeamentos em todo o país, incluindo em Kyiv. Segundo o Kyiv Independent, as forças armadas repeliram quase 20 ataques russos durante a manhã e abateram seis drones.
E o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, continua a pedir mais armas ao Ocidente para combater a invasão russa, apontando que um atraso no envio de armas pode causar impacto nos seus vizinhos, nomeadamente na Moldova, que teme um golpe de Estado por parte dos separatistas pró-russos.
Alertas de ataque aéreo soam por toda a Ucrânia, incluindo em Kyiv
Hélio Carvalho | há 30 minutos
O Kyiv Independent avança que os alertas de ataques aéreos voltaram a soar um pouco por toda a Ucrânia ao início deste sábado, tendo soado também em Kyiv. Um jornalista freelancer, da BBC e do New Voice of Ukraine, acrescentou que foram disparados mísseis a partir do Mar Negro e que é esperada uma segunda vaga de mísseis em direção a Dnipro.
Para já, não há notícias de danos ou de feridos por causa destes ataques.
Ucrânia alega ter repelido 20 ataques russos durante o dia de ontem
Hélio Carvalho | há 33 minutos
Fazendo um balanço sobre as principais ações do dia de ontem, o Estado-Maior-General das Forças Armadas ucranianas salientaram esta manhã que as forças do país conseguiram repelirem quase 20 ataques russos a aldeamentos ucranianos, nomeadamente nas regiões de Donetsk, Lugansk e Kharkiv.
Os ucranianos também alegam que atingiram três bases temporárias russas e abateram seis drones. Nenhuma entidade independente verificou estes dados apresentados por Kyiv.
Biden analisará guerra com aliados do flanco leste na viagem à Polónia
Lusa | há 37 minutos
O presidente dos EUA, Joe Biden, vai reunir-se durante a sua viagem à Polónia com governantes do flanco leste da NATO, para analisar o andamento da guerra na Ucrânia um ano após a invasão da Rússia, foi hoje divulgado.
O porta-voz do Conselho de Segurança da Casa Branca, John Kirby, apresentou a agenda do chefe de Estado norte-americano para a viagem da próxima semana, acrescentando ainda que, por enquanto, não está previsto nenhum encontro entre Biden e o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.