Auxiliares detidos por espancar idoso com Alzheimer em lar de Barcelona
Os abusos foram descobertos após ser instalada uma câmara oculta no interior do quarto do utente.
Dois homens foram detidos por, alegadamente, espancar um idoso, doente de Alzheimer, num lar de idosos em Vacarisses, na cidade espanhola de Barcelona.
Os dois auxiliares do lar foram apanhados depois de ser colocada uma câmara oculta no interior do quarto do idoso de 76 anos, para perceber se os ferimentos estavam relacionados com algum distúrbio do sono, conta o El País, que cita a agência EFE.
O vice-diretor da residência El Serrat, Marc Puig, pediu autorização à família para colocar as câmaras, tendo mais tarde visto as imagens que revelaram a origem de hematomas e escoriações em diferentes zonas do corpo que o septuagenário apresentava há alguns dias.
Na gravação é possível ver-se que o utente dormia tranquilamente até que os dois auxiliares entraram no quarto e começaram a espancá-lo violentamente no estômago.
“Somos uma pequena residência, com 35 moradores, é gerida pela minha família há 20 anos e nunca aconteceu algo assim, tão tremendo”, disse o responsável, que garantiu que os dois detidos foram demitidos e o caso denunciado aos Mossos d’Esquadra.
Os detidos são um homem e uma mulher, de 26 e 21 anos respetivamente. Depois de serem presentes a primeiro interrogatório judicial, um dos alegados autores do crime ficou em prisão preventiva, enquanto o outro ficou em liberdade até ao julgamento.