EUA. Congresso discute forma de evitar encerramento de serviços federais
O Congresso dos EUA está a negociar a aprovação de um orçamento que evite o encerramento temporário do governo federal (o designado ‘shutdown’), que vai ocorrer às 24 horas de sexta-feira na ausência de acordo.
ACâmara dos Representantes prevê votar na quarta-feira uma resolução de continuidade para estender aquele prazo por mais uma semana, até 23 de dezembro.
Ganhar-se-ia assim tempo para a negociação do projeto de lei destinado ao financiamento do ano fiscal 2023, que se estende de 01 de outubro de 2022 até 30 de setembro de 2023.
A anterior resolução de continuidade tinha sido aprovada em 30 de setembro e permitiu o financiamento do Estado federal até à próxima sexta-feira, data em que tem de haver outro acordo, sob pena de paralisia dos serviços.
Depois de passar na Câmara dos Representantes, o novo quadro de despesas terá de ser submetido ao Senado.
“Antes de aprovar um projeto de lei, temos de nos assegurar que o Governo não paralisa, pelo que vamos ter de aprovar essa resolução o mais depressa possível”, disse o líder da maioria democrata no Senado, Chuck Schumer.
Desde 1976, quando foram aprovadas a novas leis do orçamento, que o governo ficou sem fundos em 20 ocasiões, se bem que na sua maioria o problema se tenha verificado apenas durante um dia. O período mais prolongado, de 35 dias, ocorreu durante o mandato do republicano Donald Trump (2017-2021).