EUA. Funcionário de loja mata ladrão que tentou roubar cartas de Pokémon
As caixas tinham cartões no valor de 120 dólares cada uma.
Um funcionário da loja GameStop – que vende jogos de vídeo – em Fort Lauderdale, na Florida, Estados Unidos, foi acusado de homicídio involuntário após ter matado a tiro um ladrão que tentava roubar o estabelecimento.
Derrick Guerrero, de 33 anos, estava a trabalhar na loja, na terça-feira à noite, quando um homem agarrou em cinco caixas de cartões de Pokémon Scarlet & Violet e correu para a porta, revelou a polícia, num relatório, citado pela Associated Press.
Nesse momento, o funcionário tirou uma pistola da cintura e disparou um tiro, atingindo o homem.
O ladrão largou as caixas – que tinham cartões no valor de 120 dólares (cerca de 114 euros) cada uma – e correu para fora da loja em direção a uma carrinha que o esperava.
O homem acabou por morrer três horas depois num hospital, revelou a autoridade, dando conta ainda que as câmaras de segurança da loja mostraram que o ladrão nunca ameaçou Guerrero nem mostrou qualquer arma.
O estado norte-americano da Florida, ao abrigo da sua lei ‘stand your ground’, permite que seja usada força letal se houver uma ameaça de morte ou de grandes danos corporais para si próprio ou para outros, mas não o permite simplesmente para proteger a propriedade.
Assim sendo, Guerrero foi acusado de homicídio involuntário por ter sido considerada uma morte não planeada e no ‘calor do momento’ e continua detido na cadeia do condado de Broward sob fiança de 25.000 dólares (cerca de 24.000 euros).