‘Fiona’ já não é a ovelha mais solitária da Grã-Bretanha. Foi resgatada
A missão de resgate foi organizada por Cammy Wilson, tosquiador de ovelhas de Ayrshire e apresentador do programa Landward, da BBC News.
Aovelha ‘Fiona’, que tinha sido considerada a mais solitária da Grã-Bretanha, foi resgatada, no sábado, por um grupo de cinco agricultores da encosta de uma zona costeira remota nas Terras Altas da Escócia.
Após estar presa no local há dois anos e de várias instituições de caridade de bem-estar animal já terem considerado as tentativas de resgate “incrivelmente complexas”, cinco agricultores conseguiram içá-la por uma encosta íngreme e agora planeiam entregá-la a um parque agrícola.
A missão de resgate foi organizada por Cammy Wilson, tosquiador de ovelhas de Ayrshire e apresentador do programa Landward, da BBC News, depois de ver a cobertura da mediática sobre a situação de Fiona e de constatar alguma inércia dos agricultores em resgatá-la.
Cammy Wilson afirmou que o trabalho de resgate não foi fácil uma vez que a ovelha tem “excesso de peso”. No entanto, revelou que “está numa condição incrível”.
“Esta manhã, a Sociedade para a Prevenção da Crueldade Animal [SPCA] na Escócia esteve presente na encosta depois de ser informada de que um grupo de indivíduos com experiência em escalada estava a tentar resgatar a ovelha presa, descendo até onde ela estava. A equipa trouxe a ovelha com sucesso e o nosso médico examinou-a. Felizmente a ovelha está em boas condições físicas, além de precisar ser tosquiada. Ela será levada para uma casa especializada na Escócia para descansar e recuperar”, revelou um porta-voz da instituição de caridade à BBC.
A SPCA escocesa referiu ainda que estava ciente de que a ovelha estava presa no fundo do penhasco há algum tempo, mas não conseguiu encontrar uma maneira segura de resgatá-la.