França recolhe garrafas de água contaminadas com marca olímpica

A França recolheu uma linha de garrafas de água para crianças com a marca olímpica, uma semana antes da cerimónia de abertura dos Jogos, em Paris.

As garrafas reutilizáveis ​​contêm níveis excessivos de um produto químico, o Bisfenol A, afirma a agência oficial de recolha do consumidor, Rappel Conso.

Os frascos brancos estampados com os anéis olímpicos e a mascote do Paris 2024, ou a chama, foram lançados em agosto do ano passado e vendidos até junho.

As autoridades instaram as pessoas a devolver as garrafas às lojas onde as compraram.

O bisfenol A – que tem sido amplamente utilizado no fabrico de embalagens para alimentos – tem sido alvo de avaliações contínuas sobre a sua segurança para os consumidores.

De acordo com a agência francesa de segurança alimentar Anses, é um disruptor endócrino – o que significa que interfere com as hormonas do corpo – e acredita-se que está ligado a problemas de saúde, incluindo cancro da mama e infertilidade.

Associado a uma vasta gama de problemas de saúde, o Bisfenol A está proibido em França desde 2015.

O site da Rappel Conso refere que as garrafas fabricadas pela empresa Vilac apresentam “níveis de Bisfenol A que não cumprem a regulamentação” nos produtos destinados ao contacto com alimentos.

Os Jogos Olímpicos de Verão de 2024, um evento multidesportivo internacional, estão agendados para se realizarem em França, de 26 de julho a 11 de agosto de 2024.