Lukashenko oferece trator a Putin como prenda pelo 70.º aniversário
O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, que celebra hoje 70 anos, recebeu um presente invulgar, um trator oferecido pelo homólogo da Bielorrússia, Alexander Lukashenko.
Àmargem de um encontro de líderes de várias nações ex-soviéticas, que se reuniram no Palácio Konstantin, da era czarista, em São Petersburgo, o bielorrusso Alexander Lukashenko presenteou Putin com um ‘voucher’ para um veículo.
Os tratores têm sido o orgulho da indústria bielorrussa desde os tempos soviéticos.
Lukashenko, um líder autocrático que governa a ex-nação soviética com mão de ferro há quase três décadas, procura cultivar uma imagem de homem do povo.
O líder da Bielorrússia referiu aos jornalistas que escolheu um modelo semelhante ao que tem no seu jardim como presente para Putin.
“Chama-se Bielorrússia. É o melhor. Foi montado particularmente”, referiu Lukashenko, que presidiu uma cooperativa agrícola na década de 1980 antes de iniciar a sua carreira política.
Não foi clara a forma como o chefe de Estado russo reagiu à prenda, que foi revelada pelo gabinete de Lukashenko.
Na Sérvia, surgiram hoje painéis eletrónicos com a foto de Putin e com a mensagem: “Feliz aniversário ao Presidente Vladimir Putin dos irmãos sérvios!”
A mensagem é assinada por um grupo de direita pró-Rússia, sendo que o chefe de Estado russo continua popular na Sérvia, apesar da invasão russa da Ucrânia, pois muitos dos sérvios acreditam que o Presidente russo foi provocado pelo Ocidente.
Há quatro anos, o Presidente bielorrusso tinha presenteado Putin com quatro sacos de batatas da sua horta, para o Ano Novo e feriados de Natal.
Em 2019, o então Presidente da Moldávia, Igor Dodon, presenteou Putin com quatro barris do seu vinho caseiro.
Nesse mesmo ano, o então Presidente do Quirguistão, Sooronbay Jeenbekov, presenteou o líder russo com um cavalo russo trotador Orlov e um galgo quirguiz, um cão também conhecido como taigan.
Como primeiro-ministro da Rússia (2008-2012), Putin recebeu uma vez um tigre siberiano por ocasião do seu aniversário.
Vladimir Putin não mencionou o presente de Lukashenko nos comentários transmitidos pela televisão no início da reunião, quando falou sobre a necessidade de discutir formas de resolver conflitos entre nações ex-soviéticas.
O governante russo também enfatizou a necessidade de troca de informações para combater o terrorismo, drogas ilegais e outros crimes.
Os líderes da Comunidade de Estados Independentes, uma aliança fragilizada de ex-nações soviéticas, voltam a participar numa reunião na próxima semana na capital do Cazaquistão, Astana.