Mais de 100 detidos em protesto pró-Palestina em Nova Iorque
Mais de 100 manifestantes pró-Palestina foram hoje detidos pela polícia por bloquearem o trânsito em Nova Iorque, um dos locais no túnel Holland, que liga a metrópole ao Estado de Nova Jersey.
As autoridades detiveram cerca de 120 pessoas que bloquearam a entrada do túnel durante uma hora, numa manifestação contra a guerra em Gaza.
O protesto começou ao mesmo tempo em vários locais de Manhattan, e os participantes também interromperam o trânsito nas pontes de Brooklyn, Manhattan e Williamsburg, que retomaram as atividades entre as 11h00 e 11h30 (16h30 em Lisboa).
A polícia da cidade informou na rede social X que a manifestação se dissolveu completamente por volta das 11:30 em todos os pontos da cidade onde ocorreu.
O presidente da Câmara de Nova Iorque, Eric Adams, explicou, em conferência de imprensa, que os manifestantes tinham o direito de protestar, mas “sem causar grandes perturbações à cidade”, já que há pessoas a atravessar pontes por causa de “um problema real” ou de uma emergência.
“Temos que fazer todo o possível para acabar com tudo o que tira a vida de pessoas inocentes, mas o Hamas deve ser destruído, é uma organização terrorista”, acrescentou.
Em dezembro, outro protesto pró-Palestina interrompeu o tráfego em direção ao Aeroporto Internacional John F. Kennedy, onde também foram relatados detidos, e outras manifestações pró-Gaza em Nova Iorque conseguiram perturbar eventos como o desfile de Ação de Graças e a iluminação da Árvore de Natal do Rockefeller Center.