Mercado laboral faz cair Wall Street por medo de subida da taxa de juro
A bolsa nova-iorquina encerrou hoje em baixa, com os investidores a recearem que os bons números do emprego nos EUA leve a Reserva Federal (Fed) a subir a taxa de juro de referência.
Os resultados definitivos da sessão indicam que o índice seletivo Dow Jones Industrial Average baixou 1,07%, o alargado S&P500 recuou 0,79% e o tecnológico Nasdaq cedeu 0,82%.
Segundo informou hoje a ADP, o setor privado dos EUA criou 497 mil postos de trabalho em junho, mais do dobro dos 220 mil estimados pelos analistas.
Esta informação é conhecida um dia depois da divulgação da ata da última reunião do comité de política monetária da Fed (FOMC, na sigla em Inglês), em que se defendeu a necessidade de manter uma política monetária restritiva, considerando o crescimento dos preços e a força do mercado laboral.
Enquanto se espera pela divulgação na sexta-feira do relatório oficial sobre o emprego nos EUA, o documento da ADP causou preocupação entre os investidores, que o viram a consolidar a análise do banco central sobre o mercado laboral.
No mercado de futuros existe uma calculadora de um agente, CME, designada FedWatch Tool, que quantifica em 92% a probabilidade de a Fed subir a taxa de juro de referência na próxima reunião, marcada para 25 e 26 de julho.