Nove mortos no México em fogo ateado por homens armados
Homens armados e mascarados atearam hoje fogo a um mercado público na cidade de Toluca, no centro do México, matando nove pessoas, revelaram as autoridades locais.
Os agressores abriram fogo e depois atiraram uma substância inflamável para parte do mercado antes de incendiá-lo e fugirem, revelou o Ministério Público em comunicado, adiantando estarem a investigar seguranças privados por abandono do local de trabalho no momento do ataque.
Segundo as autoridades, três dos mortos têm menos de 18 anos, mas as identificações ainda por fazer.
Até ao momento, ninguém assumiu a responsabilidade pelo ataque em Toluca, cidade de quase um milhão de habitantes considerada parte da área metropolitana da capital.
Incêndios em mercados públicos no México são muitas vezes provocados por gangues que exigem pagamentos de proteção de vendedores, mas alguns também têm sido iniciados por vendedores que disputam a posse de espaços dentro dos mercados.
Os procuradores do Estado do México, onde fica Toluca, revelaram em comunicado que “uma das primeiras linhas de investigação é que os eventos podem estar relacionados a disputas internas pela posse de espaços comerciais” no mercado.
O ataque ocorreu quando, no sul, quatro motoristas de táxi foram mortos a tiro e pelo menos um dos carros incendiado no fim de semana na capital do estado de Chilpancingo e nos arredores.
Toluca também registou na semana passada a descoberta de, pelo menos, dois corpos esquartejados e placas reivindicando a autoria do cartel de drogas Família Michoacana, que se tornou conhecida por realizar emboscadas contra polícias no estado do México e moradores locais em Guerrero.