Paris 2024: Como se está a preparar a França para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos?

A cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos verá os concorrentes desfilarem em barcos ao longo do rio Sena, pelo centro de Paris, na sexta-feira.

Está em curso uma operação de segurança sem precedentes, com os organizadores a enfrentarem também desafios relacionados com a limpeza do Sena, os custos e o impacto ambiental dos Jogos.

Quando são os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris?

Os Jogos Olímpicos de Verão decorrem de 26 de julho a 11 de agosto, com 10.500 atletas a competir em 329 provas.

Os Jogos Paralímpicos decorrem de 28 de agosto a 8 de setembro, com 4.400 atletas em 549 provas.

Haverá 206 países representados nos Jogos Olímpicos e 184 nos Jogos Paralímpicos.

Onde se realizarão os eventos olímpicos e paralímpicos?

As principais provas de atletismo serão no Stade de France, nos arredores a norte de Paris.

Há também instalações olímpicas e paralímpicas no centro da cidade.

A Pont d’Iena, por exemplo, recebe provas de ciclismo, enquanto o voleibol de praia decorre na Torre Eiffel e a maratona começa no Hotel de Ville e termina no Les Invalides.

O Sena está suficientemente limpo para nadar?

As provas de natação e triatlo em águas abertas serão realizadas no Sena, mais de 100 anos depois de a natação no rio ter sido proibida.

Testes feitos em meados de junho mostraram que os níveis de E. coli na água eram 10 vezes superiores ao nível aceitável.

No entanto, os organizadores dos Jogos esperam que o sol de julho e medidas como uma bacia de armazenamento de águas pluviais tornem o local suficientemente limpo.

Antes dos Jogos, a presidente da Câmara de Paris, Anne Hidalgo, deu um mergulho para tentar provar que o rio era seguro.

Como é que as forças de segurança francesas se estão a preparar para os Jogos?

Os Jogos serão protegidos pelo maior envio de forças de segurança em tempo de paz na história de França

Até 75 mil polícias, soldados e guardas contratados estarão a patrulhar Paris a qualquer momento, para vigiar locais e eventos.

A utilização do Sena para a cerimónia de abertura, com multidões a assistir ao desfile nas margens, é a primeira vez nos Jogos Olímpicos modernos

O plano original era dar bilhetes gratuitos a 600 mil pessoas para assistirem nas margens do rio.

No entanto, o governo estava preocupado com potenciais ameaças, como um ataque com drones, e o número de espectadores foi reduzido para 326.000.

Mais de 220 mil deles serão convidados e 104 mil serão membros do público que comprou bilhetes.

Foram erguidas cerca de 44 mil barreiras, com códigos QR para os residentes e outras pessoas que procurem aceder ao rio Sena e às suas ilhas. Muitas das barreiras serão removidas após a cerimónia de abertura.

Os serviços de informação descobriram duas conspirações contra o país por parte de alegados militantes islâmicos no início de 2024.

Em maio, um homem foi detido por suspeita de planear um ataque à passagem da tocha em Bordéus, e outro homem foi detido no sul de França por causa de um plano para atacar um estádio de futebol olímpico.

Quanto custam os Jogos?

O custo dos Jogos deste ano está estimado em cerca de 9 mil milhões de euros (7,6 mil milhões de libras), menos do que qualquer um dos quatro Jogos anteriores – em Tóquio, Rio de Janeiro, Londres e Pequim.

Grande parte do financiamento provém de empresas privadas, bem como da venda de bilhetes e dos direitos de transmissão.

Os auditores oficiais do governo afirmaram que este poderá ter de pagar entre 3 mil milhões e 5 mil milhões de euros (2,5 mil milhões de libras e 4,2 mil milhões de libras) por custos como o policiamento.

Os Jogos são amigos do ambiente?

O comité organizador de Paris 2024 prometeu torná-los os Jogos mais verdes da história olímpica, com metade da pegada de carbono de Londres 2012 e do Rio 2016.

Os Jogos serão realizados na mesma cidade onde, em 2015, os líderes mundiais concordaram em tentar evitar que as temperaturas globais subissem mais de 1,5°C.

Cerca de 95% dos locais olímpicos e paralímpicos são estruturas existentes ou temporárias.

Os organizadores afirmam que estão a utilizar o máximo de material reciclado possível – incluindo camas de cartão reciclado para os atletas – e a tentar minimizar as emissões de carbono.

No entanto, foi relatado que milhares de unidades de ar condicionado foram encomendadas para salas da Aldeia Olímpica por algumas seleções nacionais.

Os Jogos estão a aumentar os preços em Paris?

São esperados milhões de visitantes em Paris durante os Jogos, e os portadores de bilhetes deverão gastar cerca de 2,6 mil milhões de euros (2,2 mil milhões de libras).

Os hoteleiros em Paris aumentaram as suas tarifas, em muitos casos duplicando-as ou mais, em antecipação de um grande aumento da procura. Mas houve relatos de que muitos hotéis tiveram vendas inesperadamente baixas.

As tarifas de autocarro e metro também estão a duplicar na capital durante os Jogos. Em janeiro, a galeria de arte do Louvre aumentou as suas taxas de entrada em quase 30%.