SNS terá 37 urgências de pediatria durante o primeiro trimestre
Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde apresentou o plano para os próximos três meses.
Durante os primeiros três meses do ano vão estar a funcionar 37 serviços de urgência de pediatria do SNS pelo país – consulte a lista aqui. O plano para a prestação de serviços durante o primeiro trimestre deste ano foi divulgado esta segunda-feira pela Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS).
Até março vão estar em funcionamento 37 serviços de urgência de pediatria do SNS, a maioria (31) de forma ininterrupta, durante sete dias da semana, sendo que apenas dois daqueles serviços terão dias de pausa.
As quatro urgências que vão funcionar em período diurno situam-se em Lisboa e Vale do Tejo (LVT), além das oito que vão ter as portas abertas sem parar. No Norte do país haverá 11 urgências a funcionar também sem parar, oito na região Centro, três no Alentejo e uma no Algarve. Nenhum serviço será encerrado durante os próximos três meses.
O plano de funcionamento surge no seguimento dos constrangimentos causados pela falta de médicos que se têm feito sentido nos serviços de urgências depois de milhares de clínicos terem apresentado escusa a mais trabalho extra além das 150 horas anuais obrigatórias por lei. A DE-SNS quer, assim, dar seguimento aos princípios de concentração de recursos e reforço do trabalho em rede do ano passado durante os meses de janeiro a março deste ano.
De acordo com a DE-SNS, na cidade de Lisboa vão estar a funcionar quatro urgências de forma ininterrupta e sem períodos de contingência, mais três durante o período diurno, dos quais apenas um com encerramento aos fins-de-semana.
O outro serviço aberto durante o período do dia situa-se na Península de Setúbal, onde haverá também dois a funcionar com suspensões rotativas da atividade, coincidentes com períodos de suspensão da atividade do bloco de partos daquela região.
Por seu turno, os serviços da ULS da Região de Leiria, ULS Lezíria e ULS do Oeste irão funcionar de forma ininterrupta, também sem períodos de contingência. Já a urgência do ULS do Médio Tejo irá funcionar sem parar apenas durante os dias de semana (segunda-feira a sexta-feira), encerrando aos fins-de-semana, mas de forma transitória durante este mês. Prevê-se que nos meses de fevereiro e março aquela urgência volte a funcionar de forma ininterrupta, sete dias por semana.
A DE-SNS fixou ainda o horário das 14 urgências na região de LVT. Abertas 24 horas estarão oito urgências: ULS de Santa Maria, de São José, Hospital de Cascais, ULS Estuário do Tejo (Vila Franca de Xira), ULS Lezíria (Santarém), ULS da Região de Leiria, ULS do Oeste e ULS Médio Tejo ( a partir de 1 de fevereiro).
Abertos das 9 horas às 21horas estarão quatro serviços: o da ULS Lisboa Ocidental (com admissão de doentes até às 22 horas), ULS Loures-Odivelas (à com exceção de sexta-feira a domingo), ULS Almada-Seixal e a ULS Amadora-Sintra (a 1 de fevereiro de 2024, de forma a funcionar 24h/dia).